quinta-feira, 26 de novembro de 2020

NUTRIÇÃO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Para abordarmos o tema sobre transtorno alimentar e obesidade , precisamos falar sobre alimentação.

A maneira como as pessoas se alimentam representam mais do que quantidade, porções, aspectos econômicos e demográficos, centrado no binômio produção x consumo. Não é apenas o que se come, mas como se come.

Entendendo assim que a alimentação não reflete apenas uma necessidade fisiológica idêntica entre as pessoas e sim está interligada com as diversidades culturais, suas estruturas sociais e tradições.

Os rituais ligados à alimentação sofreram muitas mudanças da vida cotidiana, que não é mais regulada pelo ritmo das refeições diárias. Alimentar-se passou a se um ato solitário, realizado às pressas e qualquer horário do dia. Automatizando o que a pouco tempo atrás era determinado pelos costumes sociais e tradições.

Destacar como papel determinante da valorização da extrema magreza induzida pela moda e pela mídia na origem e manutenção dos TA, não pode ser considerado verdade absoluta.

Pois, podemos salientar que existem evidências consistentes de que a exposição a imagens de modelos magras ou “corpos perfeitos” aguçam os sentimentos de insatisfação com o próprio corpo.

Entretanto não apresenta evidência convincente trazer estes fatos como causa única para o desenvolvimento dos T.A.

Pois os transtornos alimentares assim como outros transtornos mentais, possuem múltiplos fatores causais: genéticos, ambientais, sociais e culturais.

O que é Transtorno Alimentar?

O Transtorno Alimentar é um transtorno mental que apresenta comportamentos alimentares que influenciam de modo negativo a saúde física e mental do sujeito.

 

Tipos de Transtornos alimentares comuns

Anorexia Nervosa caracteriza-se por uma rejeição alimentar que geralmente se inicia com uma dieta – em busca de uma alimentação saudável, seguida por uma diminuição na ingestão de gorduras e carboidratos, então diminui o número de refeições chegando à dietas extremamente rígidas até jejum.

Os principais sintomas físicos são peso abaixo do normal (IMC menor ou igual 17,5 CID-10), medo exagerado em engordar, distorção da imagem corporal, amenorreia (mulheres) por 3 meses, baixa de libido (homens), prática de métodos para emagrecer constantes.

Apresenta como sintomas psíquicos o perfeccionismo, controle, rigidez, introversão, retração social, pensamentos obsessivos. Muitas vezes relações paradoxais são notadas, como paixão pela comida, por cozinhar, servir outras pessoas, comida como enfeite, para sentir o cheiro.

Existe dois tipos de manifestação deste quadro clínico, são a Anorexia Nervosa Restritiva, que se caracteriza por uma baixa significativa na ingestão de calorias e exercícios em excesso, e a Anorexia Nervosa Purgativa, nesta além das características citadas anteriormente, o indivíduo utiliza de outros artifícios como a indução ao vômito, uso indiscriminado de laxantes e diuréticos.

Bulimia Nervosa caracteriza-se por uma ingestão exagerada e rápida de alimentos, acompanhado por um sentimento de perda de controle. Seguidos por comportamentos compensatórios que são frequentemente empregados para o controle do peso.

Os principais sintomas físicos são excessiva preocupação com o peso ou forma corporal, medo exagerado em engordar, pode apresentar distorção da imagem corporal, compulsão alimentar, uso de métodos compensatórios, vômitos induzidos, uso de medicamentos (diuréticos, laxantes, inibidores de apetite, drogas), dietas rígidas.

Apresenta como sintomas psíquicos instabilidade de humor, impulsividade, baixa tolerância à frustração, dificuldade de lidar com limites e regras, sintomas depressivos, ansiedade, sintomas depressivos, culpa por comer demais.

Existe dois tipos de manifestação deste quadro clínico, a Bulimia Nervosa Purgatória, caracterizada pelo uso de autoindução aos vômitos, uso desmedido de medicamentos; e a sem purgação, utilizando de jejuns e exercício físico em excesso.

Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) caracteriza-se por grande quantidade de ingestão de alimentos, normalmente por um curto período de tempo, acompanhado por um sentimento de perda de controle. Seguidos de sentimento de culpa, sofrimento psíquico sem comportamentos compensatórios.

Os principais sintomas físicos de episódios de compulsão alimentar são:, comer rápido, comer sem fome, comer até ficar cheio, comer sozinho, não há mecanismo de comunicação.

Apresenta como sintomas psíquicos instabilidade de humor, impulsividade, baixa tolerância à frustração, dificuldade de lidar com limites e regras, sintomas depressivos, ansiedade, sintomas depressivos, (repetido) culpa por comer demais, funcionamento compulsivo em outros aspectos.

 

Quais os sintomas e o que fazer nessa situação?

Quando falamos sobre Transtornos alimentares estamos dizendo que pessoas estão utilizando o alimento para expressar aquilo o que elas não sabem como sentir.

Muitas vezes os comportamentos de recusa alimentar ou a ingestão exagerada de alimentos ou tantos vômitos, são silenciosos e é de extrema importância que a família esteja atenta.

Pois o diagnóstico precoce e o encaminhamento para o tratamento adequado pode prevenir consequências futuras, é de extrema importância que um grupo multidisciplinar seja envolvido em casos mais evoluídos. Envolvendo psicólogos, psiquiatras e nutrólogos.

O psicólogo é um dos profissionais dentro desta equipe multidisciplinar que irá trabalhar as causas e as repercussões dos transtornos alimentares, pois na maioria das vezes são resultados de desequilíbrio emocional.

Assim como na obesidade a psicoterapia é de grande importância, auxiliando na manutenção de peso e em uma mudança de estilo de vida. Apesar da obesidade não ser classificada como transtorno alimentar, não é raro que esta seja reflexo de problemas emocionais.

Assim os transtornos alimentares e obesidade devem ser acompanhados e tratados respeitando a singularidade de cada sujeito, atribuindo ao paciente consciência corporal e o auto reconhecimento.

LEIA O TEXTO ACIMA E RESPONDA AS QUESTÕES.

 1 - O que é Transtorno Alimentar?

 2 - Tipos de Transtornos alimentares comuns

 3 - Quais os sintomas e o que fazer nessa situação?

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com , VIA CLASSROOM E WHATSAPP 997310480 .

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 27/11

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11



Ler o texto abaixo e responder as questões na sequência

 

Como deve ser uma receita depois do exercício físico?

Muitas pessoas, comumente comentem o erro de fazer uma má alimentação após o treino. Isso pode afetar os resultados para quem quer ganhos em hipertrofia como quem quer emagrecer.

 E isso é ruim, porque se o corpo não recebe os nutrientes adequados após o treino, uma recuperação realiza de forma prejudicada, atrapalhando nos resultados.

Alguns especialistas recomendam uma ingestão de proteínas após o treino, devido a uma "janela" nos primeiros 30 minutos após o treino (de força) onde há maior uso de substrato para síntese proteica, aumentado assim o volume muscular.

 Cuidados que devem ser tomados para uma Alimentação Equilibrada. Devemos ter um bom senso na hora de escolher os alimentos que vamos ingerir.

O equilíbrio é fundamental. Isso é importante para as quantidades de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Quando ingerimos em excesso, estocamos essas substâncias que geralmente assumem uma forma de gordura, o que pode ser prejudicial para nossa saúde, em casos extremos, podendo gerar quadros patológicos, como a síndrome metabólica. Por outro lado, uma deficiência por falta de ingestão de substâncias podem gerar, por exemplo, e depleção de proteínas, que é extremamente prejudicial para uma estrutura do nosso corpo.

 Outro fator é o consumo excessivo de alimentos industrializados. Com um desenvolvimento industrial e tecnológico, cada vez mais fácil consumirmos produtos quimicamente feitos para nos satisfazer.

Acontece que quanto mais ingerimos estes conservantes e corantes e essa alta quantidade de gorduras ruínas, mais estaremos prejudicando nossa saúde e qualidade de vida. Logotipo, uma seleção adequada do que comemos, vamos influenciar direto na nossa qualidade de vida.




      Responda as perguntas abaixo:

   1 - Por que ANTES da atividade física, precisamos ingerir uma quantidade importante de carboidrato? 

 1 - Além do carboidrato, o que também é indicado pelos nutricionista, para consumirmos ANTES do treino também?

 

 

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ENTREGAR 16/11

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Ler o texto abaixo e responda as atividades propostas

 

Menos sal Macarrão instantâneo, lasanha congelada, temperos prontos, margarinas vegetais, maioneses e embutidos (salsicha, hambúrguer, empanados, linguiça, salame e mortadela) são alguns alimentos recordistas em sal, nome conhecido do cloreto de sódio. Mas não só os alimentos salgados são vilões. Refrigerantes, biscoitos recheados e mistura para bolos costumam ter altas quantidades de sódio. O corpo precisa deste mineral para manter o equilíbrio da água no organismo estímulos nervosos e na contração muscular. Porém, o excesso do sódio faz com que as células retenham líquidos e fiquem inchadas. E pizza ajudar na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Porém, o excesso do sódio faz com que as células retenham líquidos e fiquem inchadas, Esse desequilibro aumenta o volume do sangue nas artérias, provocando a elevação da Pressão sanguínea, ou seja, o coração tem que bater com mais força para fazer o sangue Circular .Quando a pressão nas artérias sobe (hipertensão), o organismo fica suscetível a doenças Cardiovasculares, que estão entre as primeiras causas de internações e mortes no mundo .O problema afeta cerca de 35% da população brasileira acima dos 40 anos, segundo o Ministério da Saúde. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo diário de até dois gramas de Sódio. Isso significa aproximadamente uma colher de chá de sal para um adulto de Tamanho e peso médio, tendo como base uma dieta de 2 mil calorias .Os brasileiros consomem, em média, mais do que o dobro desta quantidade. A elevação da Pressão arterial é silenciosa, não tem uma mudança no organismo para avisar que algo vai mal. "Quem tem casos de hipertensão na família deve ficar ainda mais atento para os Hábitos alimentares", alerta Sueli Gama, nutricionista do Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ens./Fiocruz).Mudança de hábitos Mas a maneira mais evidente de diminuir o consumo de sal é dar preferida a alimentos Frescos e usar ervas e temperos naturais, além de manter o saleiro longe da mesa. "A Gente vai aumentando a quantidade de sal sem perceber e o nosso paladar vai se Acostumando com o excesso de sal", explica Sueli As papilas gustativas, parte da língua responsável por diferenciar os sabores, demoram Cerca de três meses para se adaptar a uma dieta reduzida em sal. Por isso, é questão de Tempo o costume de apreciar o verdadeiro e sutil sabor dos alimentos.

 

RESPONDA AS QUESTÕES.

 

1 - O QUE É SÓDIO?

 

 2 - O SÓDIO ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS ALIMENTOS. CITE ALGUNS.

 

3 -Por que o consumo de sódio é ruim para nossa saúde?

 

4 - considerações de sódio: 1 colher de queijo 10mg / 1 salsicha 497mg / uma colher de molho 855mg / uma fatia de gorgonzola 330mg / um pacote de macarrão 1512mg / um pão francês 324mg / um cubo de galdo de galinha 2156mg / cinco fatias de mortadela 578mg.

 

 

a - Numa receita de macarronada, para fazer um molho utilizando 4 salsichas, 1 colher de molho de soja e 1 colher de queijo ralado, qual a quantidade de sódio haverá neste molho? 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

AS CALORIAS

Caloria é uma unidade de medida utilizada para representar a energia na forma de calor (energia térmica), mas não faz parte do Sistema Internacional de unidades (SI). A unidade de medida para calor segundo o SI é o Joule (J).

Desde 1948, a caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água de 14,5 oC para 15,5 oC. Essa mesma definição vale se nos referirmos à elevação de 1 oC na temperatura de 1 quilograma de água.

Como a caloria não é a unidade de medida de calor oficial, devemos saber relacioná-la com a unidade Joule. Sabe-se que 1 caloria equivale a 4,1868 J. Se utilizarmos a variação das unidades, como o Kcal, a relação é exatamente a mesma, ou seja, 1 Kcal equivale a 4,18 KJ.

 

Produção de energia a partir dos alimentos

 

A produção de energia no organismo humano a partir dos alimentos ocorre no interior das células, mais precisamente na organela citoplasmática denominada de mitocôndria. A energia é produzida a partir de um ou mais dos seguintes nutrientes como combustíveis:

Carboidratos (como a glicose, sacarose e lactose);

Proteínas (como a leucina e isoleucina);

Lipídios (como óleos e gorduras).

No interior da mitocôndria, o nutriente atua como combustível de uma reação de combustão.

 

Aplicação da unidade caloria

 

Em alimentos

A unidade caloria, no formato Kcal, é bastante utilizada nas embalagens dos alimentos para mostrar ao consumidor a quantidade de energia que será produzida após a ingestão de certa quantidade do alimento.

 



De acordo com a tabela nutricional acima, se ingerirmos 100 g de laranja, serão produzidas 49 quilocalorias (Kcal) em nosso organismo.

 

Química

A unidade calorias ou quilocalorias é muito utilizada no estudo da Termoquímica para a determinação da quantidade de calor absorvido (processo endotérmico) ou liberado (processo exotérmico) durante uma reação química qualquer.

 

Física

A unidade caloria ou quilocaloria é muito utilizada na Termodinâmica para a determinação da quantidade de calor envolvido nas mudanças de estados físicos, o chamado calor latente, por exemplo.

 

Calorias por grama de nutriente

Cada nutriente fornece certa quantidade de energia: os carboidratose as proteínas fornecem 4 calorias por grama e as gorduras, 9 calo-rias por grama.

 

1)Alguma vez vocês já olharam a tabela nutricional na embalagem de algum alimentos?

2)Vocês tem ideia de quantas calorias existem em uma barra de chocolate?

E em outros alimentos?

3)Acham que as quantidades de calorias dos títulos (6 mil e 10 mil) são valores altos ou baixo?

4)É fácil consumir essas quantidades de calorias?

5)Olhe a tabela de alimentos abaixo e calcule quanto de caloria foi consumida em uma refeição?

6)Você acha que conseguiria comer 6.000 calorias ou 10.000 calorias, como nos desafios dos vídeos?

7)Se você comesse todos esses alimentos, qual seria a quantidade de calorias ganha?

8)Você acha que essa é uma boa alimentação?

 

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ENTREGA 02/11/2020

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 

 

O texto: Diferentes formas de consumir frutas

O consumo de frutas na medida certa em equilíbrio é a base de uma alimentação saudável. As vitaminas das frutas fortalecem o sistema imunológico, previnem e controlam algumas doenças, ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue, facilitam a digestão e seu consumo regular, colabora na prevenção do envelhecimento precoce, pois possuem antioxidantes. Elas são tão importantes que a sua falta ou avitaminose, podem causar doenças como: escorbuto, beribéri, anemia, mas o excesso de algumas, também causa distúrbios ao organismo. Sendo assim, é necessário doses adequadas de vitaminas. Precisamos comer todos os tipos de frutas, mas devemos dar preferência às da estação que são as mais saudáveis e nutritivas, possuindo nutrientes e são mais saborosas, pois estão no seu período produtivo, se desenvolvem naturalmente e precisam de menos agrotóxicos. É possível conseguir vitaminas nas frutas desidratadas, sucos naturais que também são saudáveis e uma opção para aqueles que não consomem a fruta. Os sucos naturais industrializados mantêm quase todas as propriedades de um suco fresco, têm boas doses de vitaminas, mas geralmente possuem uma quantidade de açúcar excessiva. Os sucos vendidos em embalagens tipo “longa vida” conservam por mais tempo seus nutrientes sem necessidade de conservantes. Por isso, na hora de escolher leia o rótulo e prefira os sucos naturais que não contenham açúcar. Os sucos artificiais ou com néctar de frutas possuem corantes, conservantes e pequenas quantidades de frutas, não tão saudáveis. Comentar com os alunos sobre todas as frutas, em especial, a banana, que é uma fruta de fácil acesso e alto poder nutricional

ATIVIDADE 1 : FAÇA UMA PESQUISA DAS 5 FRUTAS NUTRITIVAS PARA NOSSA ALIMENTAÇÃO. EXPLIQUE PARA QUE SERVE CADA UMA E SUA FONTE DE NUTRIÇÃO.

  ATIVIDADE 2: Desenhe sua fruta preferida e registre tudo o que sabe sobre ela.

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ENTREGA 26/10

 


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

Durante a adolescência, a alimentação balanceada é tão importante quanto na infância, pois além de satisfazer as elevadas necessidades de nutrientes durante esta fase, ela serve também para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida. Neste período podem aparecer novos hábitos de consumo explicáveis por motivos psicológicos, sociais e socioeconômicos, pela influência de amigos, busca de autonomia e identidade, aumento do poder de compra, hábito de preparar rotineiramente seu próprio alimento, a urbanização e o costume de comer fora de casa. Estes novos padrões alimentares podem repercutir, a longo prazo, na saúde futura do indivíduo maduro e na escolha posterior dos alimentos. Objetivos:

 • Conscientizar os estudantes que para terem uma vida saudável é necessária uma boa alimentação.

 • Levar o estudante a compreender que para se ter uma alimentação saudável é necessário comermos vários tipos de alimentos;                

• Valorizar cada alimento desde sua raiz até suas folhas entendendo que, na alimentação não existe desperdício tudo pode ser aproveitado sem perder seus nutrientes.

 • Conhecer, diferenciar e avaliar os diferentes tipos de processamento dos alimentos (alimentos in natura e/ou minimamente processados, processados e ultraprocessados) para a escolha dos alimentos a serem consumidos. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=S7YmIQOy0xg ,

No Brasil, uma em cada quatro crianças são obesas. As pesquisadoras Elizabeth Fujimori, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) , Maria Paula de Albuquerque e Ana Lydia Sawaya do Centro de recuperação e educação nutricional (Cren) comentam o impacto da má alimentação e excesso de peso na saúde de crianças e adolescentes, que registram níveis elevados de hipertensão, colesterol total e sedentarismo, antes encontrados apenas em adultos

 

ASSINTAM O VIDEO ERESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.https://www.youtube.com/watch?v=S7YmIQOy0xg

Por que é importante conhecermos esses termos? 

  Em que eles influenciam nos alimentos? 

  Quais as diferenças entre o alimento industrializado e o alimento natural? 

  Por que será que os alimentos são divididos em categorias? 

  O que acontece com os nutrientes em cada categoria?

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ENTREGA 19/10

 

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

A influência da propaganda de alimentos sobre a escolha alimentar

ASSISTEM O VIDEO PARA TE AJUDAR A ESCREVER  COMO  SERIA  UM PRATO PERFEITO PARA VOCÊ SE PODESSE ESCOLHER?

 

https://youtu.be/vr7pVEtnkAQ

 

Alunos analisem as embalagens e respondem as perguntas:






1-Quais alimentos estão presentes

2-Personagens envolvidos

3-Desejo que a propaganda desperta

 

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ENTREGA 05/10

 

 

É obrigatória a rotulagem de alimentos industrializados e tem como objetivo proteger os consumidores de declarações abusivas ou enganosas que possam induzi-lo ao erro e, ainda, permite a comparação de produtos na hora da compra, seja quanto à qualidade, preço, entre outros. Algumas das informações que devem estar no rótulo são  1.Lista de ingredientes, a não ser que seja um produto único, como leite ou sal; 2.Conteúdo líquido em peso ou volume;
 3.Identificação de origem com endereço do fabricante ou importador;
4.Identificação do lote;
5.Prazo de validade;
 6.Preparo e instruções de uso (quando for o caso) e conservação;
 A legislação quanto às informações nutricionais (quantidade de calorias e nutrientes) está passando por uma grande mudança.
    A partir de setembro de 2001, todos os alimentos e bebidas embalados devem apresentar informações nutricionais obrigatórias especificadas nos 10 itens citados a seguir:1.Valor calórico 2.Carboidratos 3.Proteína 4.Gordura total 5.Gordura saturada6.Colesterol 7.Fibra alimentar 8.Cálcio 9.Ferro 10.Sódio.
 Essas informações serão apresentadas na forma de porções. Mas o que são porções? A porção é a quantidade que normalmente uma pessoa sadia e maior de 5 anos consome em uma refeição
. Exemplos de porções de alimentos são: 1 xícara de cereal matinal, 1 bife médio, 1 fatia média finas de queijo, 1 colher de sopa de achocolatado, 1 colher de sopa de mel, 2 fatias de pão de forma, 1 copo de suco, 1 fruta, 4 colheres de vegetais crus (salada) e assim por diante. Além da informação nutricional apresentada em porção, os rótulos vão apresentar uma coluna mostrando o percentual que equivale à recomendação diária para cada item obrigatório presente no rótulo. Por exemplo, um rótulo de leite de caixinha: Leite Pasteurizado - (3,7% de gordura) INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção de 200g / (medida caseira) Valor Calórico Carboidratos Proteínas Gorduras Totais Gorduras Saturadas Colesterol Fibra Alimentar Cálcio Ferro Sódio * Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.500 calorias. Quantidade por porção 6.Colesterol 7.Fibra alimentar 8.Cálcio 9.Ferro 10.Sódio 160 kcal 11 g 7 g 9 g 6 g 35 mg 0 g 290mg quantidade não significativa 120 mg %VD(*) 6% 3% 14% 11% 24% 12% 0% 36% 0% 5% 25 O rótulo padrão apresenta 3 colunas: Coluna 1 - apresentação dos nomes dos 10 itens obrigatórios nos rótulos de alimentos; Coluna 2 – quantidade do valor calórico e dos nutrientes na porção do alimento; Coluna 3 – percentual dos valores (ou recomendações) diários fornecidos em uma porção do alimento. A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA para alguns nutrientes é a seguinte: -As necessidades energéticas variam de pessoa para pessoa, de acordo com idade, sexo, altura peso, estado fisiológico (como gravidez, menopausa, etc.), atividade física, etc. De um modo geral: Calorias Grupos populacionais 160O Mulheres adultas sedentárias Pessoas idosas. 1800 Pessoas idosas ativas*. 2000 Mulheres adultas ativas*. 2200 Crianças; Adolescentes do sexo feminino; Homens adultos sedentários. 2800 Adolescentes do sexo masculino; Homens adultos ativos*. * Indivíduos que praticam atividade física com duração de 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana. 4Carboidratos: 55 a 65% do total de energia (caloria) diária; 4Proteínas: 12 a 15% do total de energia diária; 4Gorduras: 25 a 30% do total de energia diária, sendo até 10% o correspondente a gorduras saturadas; 4Colesterol: até 300 mg por dia ou no máximo 20% dos valores diários por porção de alimento; 4Fibras: entre 20 a 30 g por dia; 4Cálcio: cerca de 800 a 1200 mg por dia; 4Ferro: cerca de 15 mg por dia; 4Sódio: menos de 2400 mg por dia. A leitura do rótulo possibilita um melhor conhecimento do produto. Seguir as instruções de preparo e armazenamento auxiliam no rendimento e na conservação do valor nutritivo do alimento, além de poder facilitar o seu aproveitamento pelo organismo.  A informação nutricional contida no rótulo é uma forma de você comparar um alimento com outro e assim fazer as melhores escolhas. Você pode, por exemplo, comparar um tipo de iogurte e escolher aquele que tem menos gordura total, gordura saturada e colesterol e que tenha a mesma ou maior quantidade de cálcio. Seguindo os parâmetros da Pirâmide dos Alimentos e as informações dos rótulos, você pode consumir todos os tipos de alimentos, com moderação e bom senso. Isto significa que quando ingerir um alimento rico em gordura e sódio, por exemplo, deverá faze-lo com controle ou com menos freqüência, e em outra refeição, deverá selecionar um tipo de alimento que seja pobre nesses nutrientes para que sua dieta seja balanceada! Pode também ajudar você a reduzir o risco de doenças do coração, infarto, pressão alta, obesidade e algumas formas de câncer.
A TIVIDADE: O ALUNO IRÁ PEGAR 5 PRODUTOS,COLOCAR OS NOMES DO PRODUTO QUE FOI UTILIZADO PARA OBTER A informação nutricional contida no rótulo E COLOCAR NA FRENTE DOS PRODUTOS SUA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL QUE CONTÉM NO RÓTULO DO PRODUTO. OBS: SE PREFERIR PODE SER EM FORMA DE TABELA.

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA 21/09



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

transtorno de compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa come grandes quantidades de alimentos. Como qualquer patologia, precisa de tratamento. Mas como controlar a compulsão alimentar de forma definitiva? Aprenda agora!

A segunda-feira é o famoso dia em que muitas pessoas escolhem para começar a dieta ou uma reeducação alimentar. Muitos começam determinados e cumprem o planejado nas refeições do dia, mas à noite, começam a vasculhar a geladeira procurando algo para sair da dieta. Então, vem a sensação de fracasso. Mas é possível virar o jogo? Veja agora como controlar a compulsão alimentar.
Causas
Dieta realizada de forma errada 
Após dietas muito rígidas sempre existe o risco da pessoa desenvolver a compulsão alimentar. Muitos especialistas afirmam que estas dietas deixam as pessoas deprimidas e privadas de diversos alimentos, e que isso aumenta o desejo por comidas que elas não poderiam comer.
Comer por conforto emocional
Estudos apontam que pessoas que comem de forma compulsiva normalmente têm as mudanças emocionais como gatilho, isto é, relacionam a comida com bem-estar.
Estresse
A compulsão alimentar pode ser uma maneira da pessoa lidar com o estresse.
Problemas com a imagem corporal
Pessoas com compulsão alimentar normalmente não gostam de sua aparência
Elas constantemente acham que deveriam comer menos. A consequência da pessoa sentir-se constantemente gorda e com medo de ganhar mais peso são constantes tentativas de compensar isso com dietas malucas, passando fome, tomando medicamentos para emagrecer, por exemplo, e isso pode levar a problemas ainda piores.
Problemas emocionais mais graves 
Casos de compulsão alimentar associados a outras práticas, como vomitar após comer ou ingerir laxantes, podem estar ligados a traumas do passado, tais como abuso sexual, negligência, entre outros.

Como identificar a compulsão alimentar?
As características da doença podem ser percebidas a partir de alguns sintomas da compulsão alimentar.
Se alimentar muito rápido;
Comer mesmo sem fome ou depois de sentir-se satisfeito;
Alimentar-se escondido;
acordar a noite para comer;
Ter sentimento de tristeza ou culpa depois de comer muito.

O que fazer após identificar a compulsão alimentar
Ter o controle da comida e não ser dominado por ela. Esse é o seu desejo? Caso você tenha identificado a doença, saiba que há técnicas que ajudam a controlar a compulsão alimentar e lembre-se que ter um acompanhamento médico é essencial.

LEIA O TEXTO ACIMA E RESPONDA AS QUESTÕES:
1 - O QUE É TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR?
2 -  COMO PODEM SER PERCEBIDA AS CARACTERÍSTICA DA DOENÇA?
3 - QUAIS AS CAUSAS DO TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR?

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
DATA DA ENTREGA 14/09



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

Entenda como funciona a Pirâmide Alimentar:
Quando pensamos em adotar uma alimentação saudável logo nos vem à cabeça o questionamento de por onde começar. Por isso, conhecer a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar; ela indica quais são os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para o nosso dia a dia, promovendo a saúde e nos prevenindo de doenças.



Se você deseja entender melhor a funcionalidade dessa pirâmide de alimentos, fique atento neste post, pois reunimos as informações mais importantes sobre o assunto, validadas por nossos profissionais da saúde.
ENTENDA OS PRINCÍPIOS DA PIRAMIDE ALIMENTAR
A pirâmide alimentar pode ser usada para orientar sobre como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida, é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.
Ela orienta a quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas. Dessa forma, ela permite visualizar o quê e o quanto se deve comer. Ela indica ainda o consumo adequado de água e da prática de exercício físico, como parte de hábitos saudáveis. Se aplicando, de forma geral, às pessoas que não tenham problema de saúde.A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.

Composição da pirâmide alimentar
Na base da pirâmide, estão a água e a atividade física. Compondo a maior parte do corpo humano, a água é um nutriente essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, além das reações químicas em geral e manutenção da temperatura corporal.
Já os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos alimentares; são divididos em:ENERGÉTICOS,REGULADORES,CONSTRUTORES E ENERGÉTICOS EXTRAS.
LEIA O TEXTO ACIMA E FAÇA O QUE ESTÁ PEDINDO A QUESTÃO.
1 ESCREVA EM CADA UM NÍVEL DO QUE ELES SÃO CONNSTÍTUIDOS:
Energéticos –  constituídos pelos carboidratos;
Reguladores –
Construtores –
Energéticos extras –

2 QUAIS OS PRINCPAIS OBJETIVOS DA PIRÂMIDE ALIMENTAR.
   
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ENTREGA 4/09


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

COMO O/A ALUNO(A) DEVERÁ REALIZAR A ATIVIDADE:
1º PASSO: Leia o conteúdo abaixo;
2º PASSO: Assista ao vídeo indicado;
3º PASSO: Por fim, resolva as questões. 


Agrotóxicos são venenos utilizados nas plantações para se evitar pragas que
 acabem com as colheitas. Porém, os agrotóxicos fazem MUITO mal a nossa saúde e ao meio ambiente.

Pequenos produtores agrícolas que não se utilizam de agrotóxicos e plantam uma grande variedade de espécies de alimentos são, portanto, chamados de agricultores familiares agroecológicos, pois estão preocupados com um plantio saudável para nós, seres humanos, e para toda a natureza que nos cerca.


Charge pra reflexão




Agrotóxicos no Brasil

Para entender melhor - "O que são agrotóxicos?"

Agrotóxico faz mal à saúde?
Sim!
Para os trabalhadores rurais, há indícios de aumento do risco de diversas formas de câncer e malformações na gestação para as trabalhadoras grávidas. Para os consumidores, há vários estudos que mostram os malefícios a saúde e intoxicações.
Qual é o termo correto: agrotóxico, pesticida ou defensivo?
As três palavras estão certas, mas seu uso está associado ao posicionamento de quem as emprega. Agrotóxico é o termo utilizado pela legislação brasileira e também pela Anvisa. Já as empresas que vendem ou usam esses produtos preferem o termo defensivo agrícola ou fitossanitário, pois, na visão delas, as substâncias protegem a produção agrícola. O termo pesticida significa “o que mata pestes”, agentes patogênicos daninhos para os vegetais.
Questão 1: O que são agrotóxicos? 
Questão 2: Agrotóxicos ajudam para se ter uma Alimentação Saudável

Questão 3: Você sabe se as verduras, frutas, legumes e grãos que come possuem agrotóxicos? 

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ENTREGA 22/08/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
COMO O ALUNO DEVERÁ  REALIZAR  A ATIVIDADE:
1º PASSO: LEIA O CONTEÚDO ABAIXO
2º PASSO: POR FIM RESOLVA AS QUESTÕES.

BENEFÍCIOS DAS FRUTAS: RICAS EM FIBRAS E DIVERSOS NUTRIENTES, CADA FRUTA APRESENTA OS SEUS PRÓPRIOS BENEFICIOS.
POR ISSO SEPARAMOS AS 10 MAIS NUTRITIVAS.: BANANA,MAÇA,MELANCIA,ABACATE,UVA,PERA,LARANJA,MELÃOMORANGO E ABACAXI.
1  VOCÊ IRA ESCOLHER 5 FRUTAS E DESCREVER SEUS BENEFÍCIOS
2  QUAL É, EM MÉDIA, A QUANTIDADE DE FRUTAS VOCÊ CONSOME POR DIA?

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ALIMENTO DE ORIGEM MINERAL.

OS ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL SÃO AQULELES QUE PROVÊM DA AGUA E DE MINERAIS. CONFORME A SUA ORIGEM, OS ALIMENTOS PODEM SER DE TRÊSTIPOS:
ANIMAIS: ALIMENTOS PROVENIENTES DE ANIMAIS. EXEMPLO: OVOS,LEITE E CARNE.
VEGETAIS : ALIMENTOS PROVENIENTES DE VEGETAIS. EXEMPLO:LEGUMES,VERDURAS E FRUTAS.
MINERAIS: REPRESENTADOS PELA AGUA E SAIS MINERAIS.
OS SAIS MINERAIS SÃO ENCONTRDO NA MAIORIA DOS ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL. ESSES ALIMENTOS REPRESENTAM A PRINCIPAL FONTE DE MINERAIS PARA O ORGANISMOS.
OS MINERAIS PRESENTES NOS ALIMENTOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEIS E FORNECEM OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO.
AGORA QUE VOCÊ CONHECEU UM POUCO DE ALIMENTOS MINERAIS FAÇA UMA LISTA DE QUAIS SÃO OS ALIMENTOS MINERAIS E ONDE PODEM SER ENCONTADOS.

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07


OLÁ, PESSOAL !!! COMO VOCÊS ESTÃO? ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM!
ESTOU ENVIANDO ESSA SEMANA ATIVIDADE DE ESTUDOS INTENSIVOS. É NECESSÁRIO ESFORÇO E DEDICAÇÃO. LEMBRE-SE QUE ATRAVÉS DESSAS ATIVIDADES VOCÊS RECEBERÃOFREQUÊNCIA E NOTAS. ALGUNS ALUNOS NÃO ESTÃO ME ENTREGANDO AS ATIVIDADES E ESTÃO FICANDO SEM NOTAS E PRESENÇA.
OS ALUNOS  QUE NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS   , SEGUEM AS SEMANAS DAS ATIVIDADES. COLOQUEM EM DIA, ENVIAR ATÉ QUARTA FEIRA PARA FECHAMENTO DE BIMESTRE E OS ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES QUE FOI SOLICITADAS, EU PROPONHO, QUE OS MESMOS, POSSAM REFAZER / REVALIAR, AS ATIVIDADES QUE AINDA HAJA DÚVIDAS.

O ALUNO IRÁ MANDAR AS ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDA NAS AULAS PASSADAS POR FOTOS DAS SEMANAS PARA PRODUÇAO DE VIDEO. 27/04 PIRÂMIDE ALIMENTAR  FEITA NA CARTOLINA E A PIRAMIDE ALIMENTAR DO QUE VOCÊ CONSOME DESDE O CAFÉ DA MANHÃ ATÉ O JANTAR 11/05 REAPROVEITAMENTOS DOS ALIMENTOS 18/05 PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PIRÂMIDE ALIMENTAR 15/06 DIFERENÇAS ENTRE VERDURAS E LEGUMES   06/07 VALOR NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS E ANALIZAR OS RÓTULOS  13/07 PESQUISA FESTA JUNINA OBS: ATIVIDADE TEM QUE CONTER TITULO.
EX: AS ATIVIDADES ESCRITA NO CADERNO INCLUINDO A PIRAMIDE ALIMENTAR QUE FOI PEDIDA PARA FAZER EM CARTOLINA E A PIRAMIDE ALIMENTAR DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ CONSOME DURANTE O DIA DESDE CAFÉ DA MANHA ATÉ O JANTAR.
OS ALUNOS  QUE NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS  ATIVIDADES , SEGUEM AS SEMANAS DAS ATIVIDADES. COLOQUEM EM DIA, ENVIAR ATÉ QUARTA FEIRA PARA FECHAMENTO DE BIMESTRE E OS ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES QUE FOI SOLICITADAS, EU PROPONHO, QUE OS MESMOS, POSSAM REFAZER / REVALIAR, AS ATIVIDADES QUE AINDA HAJA DÚVIDAS.
                                                                          


                                                                                                                                                           
OBS: ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE AS ATIVIDADES.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
TRABALHO
O ALUNO IRÁ MANDAR AS ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDA NAS AULAS PASSADAS POR FOTOS DAS SEMANAS PARA PRODUÇAO DE VIDEO.
27/04- PIRÂMIDE ALIMENTAR  FEITA NA CARTOLINA E A PIRAMIDE ALIMENTAR DO QUE VOCÊ CONSOME DESDE O CAFÉ DA MANHÃ ATÉ O JANTAR
11/05- REAPROVEITAMENTOS DOS ALIMENTOS
18/05- PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PIRÂMIDE ALIMENTAR
15/06 DIFERENÇAS ENTRE VERDURAS E LEGUMES  
06/07- VALOR NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS E ANALIZAR OS RÓTULOS  13/07- PESQUISA FESTA JUNINA

OBS: ATIVIDADE TEM QUE CONTER TITULO.
EX: AS ATIVIDADES ESCRITA NO CADERNO INCLUINDO A PIRAMIDE ALIMENTAR QUE FOI PEDIDA PARA FAZER EM CARTOLINA E A PIRAMIDE ALIMENTAR DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ CONSOME DURANTE O DIA DESDE CAFÉ DA MANHA ATÉ O JANTAR.

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

1. QUAL A ORIGEM DA FESTA JUNINA ? RESUMO
2. QUAIS SÃO AS DANÇAS TIPICAS DA FESTA JUNINA?
3. QUAIS AS COMIDAS TÍPICAS DA FESTA JUNINA?
4. QUAIS AS BRINCADEIRAS REALIZADAS NAS FESTAS JUNINAS
5, QUEM TROUXE A FESTA JUNINA PARA O BRASIL?
6. SE CARACTERIZE DE CAIPIRA
E ENVIE A FOTO VIA WHATSAPP.997310480. 
                                  
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

  
Hoje iremos explorar alguns tipos de produtos buscando identificar quais são consumidos in natura, beneficiados, transformados ou industrializados. Para isto utilizaremos inicialmente os rótulos de embalagens que temos em nossa  casa.

·          Vamos listar os produtos que consumimos no dia a dia :

Será que todos esses produtos podem ser considerados saudáveis? Todos possuem o mesmo local de
origem?  Passaram pelo mesmo processo de produção?
E que estes fatores podem nos mostrar o quanto um alimento pode ser mais ou menos saudável. Alguns
chegam até nossa mesa através da agricultura, estes podem ser consumidos em seu estado natural, enquanto outros passaram por transformação, sendo beneficiados. Que estes produtos beneficiados foram selecionados, lavados, cortados, embalados. Ou seja passaram por vários processos até se transformarem em um produto, comercializado pelas indústrias. Quanto  menor  for o processo de beneficiamento e transformação dos alimentos, mais benéfico a saúde será este alimento. Sendo este um dos motivos da importância da leitura dos rótulos.

·         Ao analisar  os rótulos,monte  um quadro com quatro colunas onde deverão escrever: o nome do produto, o local onde foi fabricado, quantos ingredientes a tabela apresenta e dentre estes qual o ingrediente que apresenta maior porcentagem.



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OBS: ENTREGA DA ATIVIDADE VIA EMAIL: caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM ,WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS .
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ASSISTA O VIDEO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES

1. VOCÊ JÁ PROVOU ALGUMA COMIDA EXÓTICA? O QUE?
2. POR QUE O POVO ASIATICO COME ESSE TIPO DE COMIDA?
3. QUAIS AS CONSEQUENCIAS DE UMA ALIMENTAÇÃO DESSE TIPO?
4. QUAIS TIPOS DE DOENÇAS QUE PODEMOS CONTRAIR COMENDO ESSES TIPOS DE COMIDA?
5. SOBRE O CORONAVIRUS, PESQUISADORES AFIRMAM QUE ELA SURGIU DE UMA COMIDA EXOTICA. CONTE-ME DE QUAIS ANIMAIS, COMO E ONDE SURGIU O CORONAVIRUS
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
ASSISTA O VIDEO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES
  https://www.youtube.com/watch?v=Q_oNOSSOWdE 8 ALIMENTO PARA AUMENTAR A IMUNIDADE E SE PROTEGER CONTRA O CORONAVÍRUS COVID 19

QUESTÕES:
1. POR QUE A IMPORTANCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NESTE MOEMNTO DE PANDEMIA?
2. QUAIS OS OITO ALIMENTOS RECOMENDADOS NO VIDEO PARA COMBATERMOS O COVID 19? PARA QUE SERVE CADA UM?
3. QUAIS DOS ALIMENTOS CITADOS ACIMA VOCÊ MAIS COME?
4. QUAIS DOS ALIMENTOS ACIMA QUE VOCÊ NÃO COME OU COME COM MENOS FREQUENCIA?
5   PENSANDO NESTES ALIMENTOS ESCREVA UMA RECEITA QUE CONTENHA UM DESTES 8 CITADOS NO VIDEO COMO O COADJUVANTE(PRINCIPAL) DA RECEITA .

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:  Diferenças entre Verduras e Legumes Verduras e legumes são plantas alimentícias que pertencem ao grupo dos vegetais, e que podem ser ingeridas como complemento para garantir uma alimentação saudável e equilibrada. A principal diferença entre as verduras e os legumes está na identificação da parte comestível da planta. Por exemplo, nas verduras a parte comestível se restringe as folhas, flores e hastes. Por outro lado, nos legumes a parte comestível são os frutos, raízes e sementes. O que são as verduras? As verduras são tipos de plantas em forma de folhas e flores que são comestíveis. Normalmente, as partes comestíveis das verduras são as flores, botões, folhas ou hastes. Elas também costumam ser chamadas de hortaliças, pois normalmente são plantas cultivadas em hortas. A verduras são reconhecidas por terem um baixo teor de carboidratos e de calorias. E, por possuírem pouca durabilidade, é importante verificar a sua qualidade e cortá-las apenas na hora do consumo. Também é aconselhável o consumo de verduras em estado cru para que elas não percam muitas das suas propriedades. O que são os legumes? Os legumes se caracterizam por serem vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto na parte exterior da terra como abaixo da terra. Eles são compostos pelas raízes, tubérculos, frutos e caules, que possuem um tempo maior de duração para o consumo. As partes comestíveis dos legumes são os frutos, as sementes ou as raízes, sendo que podem ser consumidas de diversas formas: cruas, cozidas, fritas, no vapor, entre outras maneiras. Além disso, os legumes possuem categorias que, dependendo da sua classificação, podem chegar até 20% de carboidratos. As categorias são: • Frutos: são vegetais, em sua maioria salgados, que contém sementes. • Raízes: vegetais onde a parte comestível cresce debaixo da terra. • Tubérculos: é uma espécie de raiz que armazena uma determinada quantidade de nutrientes energéticos. • Leguminosas: espécie de grãos que se encontram dentro de vagens. • Cereais: são compostos por sementes ou grãos. • Oleaginosas: sementes com alto teor calórico. Frutas não são legumes! É comum haver alguma confusão entre as frutas e os frutos. Ambos possuem algumas diferenças importantes quanto às suas funções e constituições. O fruto tem sua origem do ovário maduro das flores, que após o processo da fecundação, desenvolve-se de maneira a dar os frutos, que tem como função principal proteger as sementes e as auxiliar em sua dispersão. Já a fruta não possui um significado botânico e é o nome popularmente designado às partes suculentas e adocicadas que se originam das flores, mas que nem sempre se desenvolvem do ovário. Desta forma, os frutos comestíveis (classificados como legumes) são aqueles que possuem menor teor de açúcar em comparação às frutas. Quando essas estruturas suculentas se formam de outras partes da flor, são denominadas de pseudofrutos. No caju, por exemplo, a parte suculenta desenvolve-se do pedúnculo de uma única flor, e o fruto é a castanha. ATIVIDADES: 1. QUAIS SÃO AS DIFERNEÇAS ENTRE LEGUMES E VERDURAS? 2. QUAIS AS CARACTERISTICAS DOS LEGUMES? 3. QUAIS AS CARACTERISTICAS DAS VERDURAS? 4. QUAL A ORIGEM DO FRUTO E DA FRUTA? 5. DÊ O NOME DE 8 ESPECIES DE VERDURAS.
ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES
ASSISTA O VIDEO A SEGUIR E RESPONDA: https://youtu.be/TPhuroitcE8
A. Qual é o título da reportagem?
B. Qual o ranking do brasil nesta pesquisa?
C. Por qual motivo os brasileiros têm consumido cada vez mais fast food?
D. Em 2014 qual o valor em R$ gasto pelos brasileiros em fast food?
E. Qual o país que mais se consome fast food?
F. Quais doenças que se pode obter consumindo o fast food?
G. Pesquise e responda: O que é nitrito e nitrato?
H. Você costuma consumir muito fast food? Quantas vezes ao mês?
I. Esta reportagem te ajudou a compreender um pouco mais sobre a questão de comidas rápidas? Escreva por quê.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES
TERMINAR AS ATIVIDADES DAS SEMANAS 23/03 á 30/03 , 27/04 á 01/05 , 4/05 á 08/05 ,11/05 á   15/05 ,  18/05 á 22/05 para os alunos que nao me entregaram . por favor entregar até 27/04 para fechamento de bimestre, enviar via email c  caetano.neusa@hotmail.com
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES
NA PIRÂMIDE ALIMENTAR OS ALIMENTOS SÃO CLASSIFICADOS EM 8 GRUPOS. QUAIS SÃO ELES ?
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS CONSTRUTORES?
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS ENERGÉTICOS DA PIRÂMEDE ALIMENTAR?
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS ENERGÉTICOS REGULADORES E CONSTRUTORES?
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS ENERGÉTICOS CONSTRUTORES E REGULARES?



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES
1 EXPLIQUE SOBRE REAPROVEITAMENTOS DE ALIMENTOS. E PARA TE AJUDAR A LEVAR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEIS , ,NUTRITIVA E SEM DISPERDÍCIOS , FALE 5 MANEIRAS DE FAZER O REAPROVEITAMENTO DE CASCAS DE FRUTAS E VERDURA.

OBS ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com    TIRA FOTO E ME ENVIE



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

NUTRIÇÃO NO BRASIL 


ASSISTIR O VIDÉO :  : A HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO NO BRASIL , 
FONTE NUTRI DIVERSIDADE.
FAÇA UM PEQUENO RESUMO DO VIDEO

A ENTREGA DEVE SER ENVIADA VIA E-MAIL caetano.neusa@hotmail.com

RESPONDA NO CADERNO TIRA FOTO E ME ENVIE.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


CLASSIFIQUE OS ALIMENTOS COMO LIPIDIOS . PROTEINAS ,CARBOIDRATOS , FRUTAS E VERDURAS, REFRIGERANTE BANANA BOLACHA RECHEADA AZEITE SALGADINHO PÃO LEITE QUEIJO SORVETE ALFACE CASTANHA BATATA FRITAS 

ATIVIDADE 2 

COMPLETE OS QUE FALTAM.
 VITAMINAS ALIMENTOS ONDE É ENCONTRADOS A FIGADO MANTEIGA GEMA DE OVO,CENOURA.ESPINAFRE., BATATA DOCE
B1 B2 C D E K · L


Assistir um vídeo conhecendo os alimentos com o SR BANANA

ATIVIDADE 1 

Responder as questões. Explica-las cada uma.

1-Nós comemos para viver ou vivemos para comer?
2-Você é o que você come?
3-De onde vem a comida?
4-Por que o ser humano precisa se alimentar?
5-Os alimentos podem ser considerados alimentos para nós?

ATIVIDADE 2

Pesquisar os conceitos de proteínas, carboidratos,lipídeos,vitaminas , minerais e como estão inseridos dentro da piramide alimentar.
Analisar a figura da piramide alimentar e monta-la em uma cartolina.


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